segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Estranha Natureza * Pichiego-Menor

Vamos saber um pouco mais sobre essa fofura?



 O pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus) é a única espécie de tatu do gêneroChlamyphorus. São os menores tatus do mundo e um dos únicos mamíferos subterrâneos da América do Sul. Trata-se de um dos mamíferos mais raros do mundo, sendo encontrado no subterrâneo das planícies da Argentina.
 Os pichiciegos-menores permanecem em suas tocas durante o dia, saindo à noite para alimentar-se. Sua dieta é composta principalmente deformigas, mas eles também comem larvas de insetos, minhocas, raízes e outras partes de plantas. Hábeis cavadores, podem enterrar-se completamente em questão de segundos. 
 Com comprimento do focinho ao ventre variando de 84 mm a 117 mm e uma cauda medindo entre27 mm e 35 mm, a C. truncatus é a menor das espécies de tatu. Sua carapaça, de coloração rosa-claro, apoia-se sobre duas elevações, uma óssea, próxima aos olhos, e outra muscular, que se estende ao longo da espinha dorsal. Osmembros e as regiões ventral e dorsal do corpo, sob a carapaça, tem pelagem branca, fina e macia. Todas as cintas da carapaça movimentam-se livremente. 
Tem como habitat pradarias e planícies arenosas, com cactus e arbustos espinhosos. De hábitos noturnos, permanem em suas tocas durante o dia, saindo à noite em busca de alimento.5 São animais lentos, exceto ao cavar - são capazes de enterrar-se completamente em questão de segundos, quando ameaçados. Para cavar, apoiam-se sobre a sua cauda, jogando a terra muito rapidamente por debaixo e para trás de si mesmos, enquanto usam as extremidades dos membros torácicos para amontoá-la e as dos membros pélvicos para espalhá-la. Os pichiciegos-menores não se dão bem em cativeiro, sendo que nenhum espécime sobreviveu por mais de quatro anos nestas condições.

Fonte: Wikipédia


2 comentários:

  1. Gente, que curioso, nunca tinha ouvido falar :DDDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente né? E nós nem imaginamos que existe tantos animais diferentes na natureza.

      Excluir

Deixe seu comentário! Eu adoro quando vocês escrevem aqui♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...