terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Conheça: Parque Nacional da Serra do Itajaí

O Parque Nacional da Serra do Itajaí foi criado em 2004 e protege aproximadamente 57 mil hectares de florestas, em sua maioria em avançado estágio de regeneração, preservando a maior área contínua de Mata Atlântica do Estado envolvendo nove municípios catarinenses: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.


A Unidade de Conservação federal insere-se em uma das mais belas regiões de Santa Catarina. O chamado Vale Europeu é conhecido por suas festas típicas alemãs e italianas.
São também muito importantes outros tipos de turismo: aventura (rafting, rapel, cascading, trekking, cicloturismo, vôo livre, visitação de cavernas, cavalgada), turismo religioso, rural e cultural, além de uma importante atividade relacionada à gastronomia (incluindo as famosas cervejarias artesanais) e ao chamado turismo de negócios (eventos empresariais).

Dependendo das características de cada área de uso público, o Plano de Manejo do parque identificou como principais possibilidades de visitação: recreação, piqueniques, caminhadas, cicloturismo, banhos, contemplação, sensibilização ambiental e interpretação, observação de vida silvestre e competição esportiva de baixo impacto.
Os atrativos estão recebendo gradativamente estruturas de apoio à visitação, sendo que atualmente a principal área de uso público é o Setor Nascentes, cujo acesso se dá pelo bairro Progresso, na cidade de Blumenau. No local destacam-se duas trilhas:

Trilha do Morro do Sapo: possui extensão aproximada de 4 km e é considerada de alta dificuldade, com duração de até 4 horas de caminhada, conduzindo a dois mirantes instalados a quase 800m de altitude, com ampla visão da floresta.

Trilha da Chuva: A caminhada de até 3 horas exige diversas travessias do Ribeirão Garcia Pequeno, com especial destaque para a contemplação de uma árvore símbolo na região, a canela-preta (Ocotea catharinenses). A extensão da trilha e de 2,7 km e inclui trechos íngremes.
A visitação pública ao Parque Nacional Serra do Itajaí somente é permitida mediante prévia autorização e é restrita ao horário das 8h00 às 16h30, de terça a domingo. Horários diferenciados poderão ser autorizados para palestras ou para acesso a trilhas de longo percurso.

Trilha da Garganta:  A caminhada de 30 minutos exige uma maior atenção dos visitantes, pois a trilha é efetuada em um terreno com alta declividade. Ao Termino da trilha os visitantes podem contemplar uma das mais belas quedas de água do parque, e um belo poço que pode chegar até 5 metros de profundidade e medir mais de 200 metros quadrados.

A visitação pública ao Parque Nacional Serra do Itajaí somente é permitida mediante prévia autorização e é restrita ao horário das 8h00 às 16h30, de terça a domingo. Horários diferenciados poderão ser autorizados para palestras ou para acesso a trilhas de longo percurso.

Para o acesso via aérea para Blumenau, onde está localizada a sede administrativa do parque, o aeroporto mais próximo é o da cidade de Navegantes, a 35 km. Outros aeroportos próximos são: Florianópolis (139 km), Joinville (102 Km) e Curitiba (226 km).

Os acessos rodoviários se dão principalmente a partir de Curitiba (SC-474, SC-413, BR 280, BR-101, BR-376) e de Florianópolis (BR-101, BR-470).

Onde ficar
O Parque Nacional da Serra do Itajaí não possui alojamentos para visitantes ou pousadas e não é permitido acampar dentro dos limites da Unidade de Conservação. As cidades próximas ao parque possuem ampla rede de hotéis, pousadas e campings (http://www.sc.gov.br/portalturismo/).

Ingressos
O Parque pode ser visitado durante o ano inteiro, mediante prévia autorização. Atualmente, a entrada é franca. Informações: (47) 3326-1527 ou parnaserradoitajai.sc@icmbio.gov.br.
Para contratação de um Guia entrar em contato com Kaoey Machado no telefone 47-88689075 ou por e-mail: kaoey.machado@hotmail.com. 




















Fonte Texto: http://www.icmbio.gov.br

Fotos: Kaoey Machado

2 comentários:

  1. nice your site thanks for sharing love you all teme good work keep it up
    Facebook Password Hacker

    ResponderExcluir
  2. nice your site thanks for sharing love you all teme good work keep it up
    Facebook Password Hacker

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Eu adoro quando vocês escrevem aqui♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...