quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estranha Natureza - Elysia chlorotica

Foi descoberto um animal que faz fotossíntese. Sempre se pensou que o processo que permite utilizar a luz do sol para produzir energia, conhecido como fotossíntese, era exclusivo das plantas e de outros organismos autotróficos. Até que uma investigadora da Universidade do Maine (EUA) descobriu uma lesma-do-mar com um código genético que lhe permite executar a mesma operação.
A transformação de energia luminosa em química é, sucintamente, a forma de produzir oxigénio a partir do dióxido de carbono. Chama-se fotossíntese e é uma operação básica nas cadeias alimentares, pois sem as substâncias orgânicas que assim são proporcionadas a todos os outros seres vivos, eles não sobreviveriam. Ser fotossintético ou não ser, é essa a questão entre os seres autotróficos, capazes de produzir o seu próprio alimento, e os heterotróficos, que deles dependem.

Entre os seres fotossintéticos encontram-se as plantas verdes, algumas microalgas e bactérias, e, a partir de agora, também a lesma-do-mar Elysia chlorotica.

Esta lesma-do-mar mede cerca de 3 centímetros e tem a aparência de uma folha gelatinosa de cor verde. É um molusco gastrópode marinho, da ordem dos opistobrânquios, e encontra-se ao longo da costa este dos Estados Unidos, entre as águas da Nova Escócia e da Flórida.




Fonte: http://ruifms.wordpress.com/2009/02/03/descoberta-lesma-marinha-que-faz-fotossintese/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Eu adoro quando vocês escrevem aqui♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...